Sua Clínica no Google

Usando o Google Meu Negócio

O Google Meu Negocio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar para que empresas ou organizações possam gerenciar sua presença on-line no Google, incluindo a Pesquisa e o Google Maps. Ao verificar e editar as informações da sua empresa, você pode ajudar os clientes a encontrar você e contar a história da sua empresa.

O primeiro e mais importante passo é reivindicar o seu negocio dentro da plataforma do Google Meu Negocio. Entrar no Google Meu Negócio pode aumentar suas chances de aparecer, no Google Maps e nas classificações orgânicas em geral. As empresas locais qualificadas podem incluir informações sobre a empresa, como endereço, número de telefone, horário comercial e tipos de pagamento aceitos.

Se você ainda não reivindicou e confirmou seu posicionamento no Google Meu Negócio, esse é o primeiro passo. Para começar visite:

https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/

Muitas empresas apenas reivindicam sua empresa no Google Meu Negócio e não percebem que existe uma variedade de outros recursos oferecidos pelo Google para otimizar seu posicionamento dentro do Google Meu Negócio e vários motivos pelos quais você deve verificar com frequência seu posicionamento dentro da plataforma.

Complete todas as informações que o Google solicita

Há uma variedade de perguntas que o Google necessita que você preencha para
concluir seu perfil do Google Meu Negócio. Quando concluído, sua descrição terá dados básicos valiosos que facilitarão o acesso dos clientes em potencial a mais informações sobre sua empresa. E se você não preencher estas informações, outra pessoa poderá preencher. Muitos proprietários de empresas não percebem que alguém pode sugerir uma alteração (ou “edição”) à sua descrição e isso inclui seus concorrentes.

Quando um pesquisador clica em sua descrição do Google Meu Negocio, ele vê a
opção “Sugerir uma Alteração”:

Quando alguém clica nessa opção, pode literalmente editar sua listagem do Google
Meu Negócio (e também fazer algumas alterações drásticas):

E essas não são apenas alterações “sugeridas”. Essas alterações geradas pelo usuário podem, na verdade, serem publicadas online na descrição da sua empresa sem você ser notificado. Esta é apenas uma das razões pelas quais é muito importante que você faça login no seu painel do Google Meu Negócio regularmente para garantir que ninguém tenha feito alterações indesejadas na sua listagem.

Agora, o Google possivelmente irá enviar um e-mail para sua conta do Google Meu Negócio quando são feitas alterações, mas é comum não receber estas notificações de alteração. Portanto, cuidado: você pode (ou não) ser notificado pelo Google se houver alterações na sua descrição. (Por exemplo, sua categoria comercial pode ser alterada de “harmonização Orofacial” para a categoria “dentista” genérica, o que poderia impactar negativamente em suas classificações de pesquisa.) É por isso que é muito importante fazer login e verificar suas informações com frequência, literalmente, algumas empresas tiveram seu endereço e URLs de seu site alterados em suas informações de Google Meu Negócio por usuários maliciosos.)

É importante perceber que o Google incentiva as pessoas familiarizadas com sua empresa a responder a perguntas, para que o Google possa ter mais informações sobre sua empresa. Para fazer isso, basta clicar no botão “Conheça este lugar? Responda às perguntas rápidas” link.

Em seguida, eles serão solicitados a responder algumas perguntas sobre sua empresa.

Se a pessoa souber a resposta para a pergunta, ela poderá responder e, em seguida, será feita uma outra pergunta. Se não, eles podem recusar.

Agora, alguns proprietários de empresas reclamaram dizendo que os concorrentes ou outras pessoas mal-intencionadas podem prejudicar suas listagens do Google Meu Negócio com esses recursos. No entanto, a filosofia do Google é que esse tipo de conteúdo gerado por usuários ajuda a construir uma comunidade, e assim permite que o Google experimente diferentes estratégias de pesquisa.

Lembre-se de que, depois de verificar a suas informações de empresa do Google Meu Negócio, continue a verificar sua descrição regularmente para garantir a segurança.

Postagens do Google Meu Negócio

As postagens do Google são quase como “mini-anúncios” ou “postagens de mídia social” que aparecem na pesquisa do Google na sua listagem do Google Meu Negócio (no Painel de Conhecimento e no Google Maps).

Para começar a usar os Posts, faça login no painel do GMB e você verá a opção Postagens no lado esquerdo:

Você pode aproveitar suas postagens do Google Meu Negócio adicionando uma
imagem, uma frase legal que chame atenção do seu público ou até mesmo incluir um link para outra página do site.

Não sabe o que postar? Aqui estão apenas algumas ideias:

● Se você está tendo um evento (como uma semana da saúde bucal ou como
alimentação influencia no mau hálito), você pode configurar um evento com uma data e hora, em seguida, adicionar um link para capturar o e-mail desta pessoa.
● Você tem uma divulgação acontecendo durante um tempo específico? Crie um post como evento “divulgação”.
● Seu último post de blog é sobre profilaxia? Adicione uma breve descrição e crie um link para a postagem em seu blog.
● Novo produto que você quer destacar? Mostre uma imagem desse equipamento e coloque um link para onde as pessoas podem conhecer mais.
● Quer espalhar alegria nas férias? Dê aos pacientes em uma ótima mensagem de feriado.

As possibilidades com Posts são infinitas! As postagens aparecem de forma destacada no painel de conhecimento da sua empresa, por isso, não perca esta oportunidade de se destacar.

DICA: para chamar a atenção do paciente, você precisa incluir uma imagem em sua postagem, mas no Google Maps, esta imagem pode ser cortada. Pode ser necessário testar alguns tamanhos de imagens para garantir que eles sejam dimensionados adequadamente para o Google Maps e o painel de conhecimento em computadores e dispositivos móveis.

Os posts ficam no ar por sete dias e “apagam-se” após a data do evento. (No entanto, os Posts antigos ainda aparecem em sua listagem do Google Meu Negócio).

Mensagens

Você sabia que seus clientes – e potenciais clientes – podem enviar mensagens de texto? Essa é uma ótima maneira de se conectar diretamente com as pessoas interessadas no que você tem a oferecer e uma ótima maneira de interagir com as pessoas que estão vendo sua listagem do Google Meu Negócio.

Você pode então configurar a mensagem que as pessoas receberão depois que elas enviarem uma mensagem e o número do seu celular.

Perguntas e Respostas

Perguntas e respostas é um ótimo recurso para a pesquisa local do Google . É muito legal! Assim como parece, as perguntas e respostas permitem que as pessoas façam perguntas sobre sua empresa e você pode responder a essas perguntas.

O recurso Perguntas e respostas do Google Meu negócio é a oportunidade perfeita para ouvir diretamente seus “prospectos” e você também pode responder a eles. É muito interessante usar este recurso, no entanto, de acordo com um estudo feito pela Get Five Stars, 25% dos locais no Google Maps têm dúvidas sem respostas (e muitas dessas perguntas provavelmente ainda não foram respondidas).

● Um boa sugestão é você fazer o download do aplicativo do Google Maps e fazer o seu login com o endereço de e-mail que você usa para sua listagem do Google Meu Negócio. E responda as perguntas sempre que chegaram diretamente do seu smartphone.

Ironicamente, você não consegue ver as perguntas e respostas no aplicativo do Google Meu Negócio.

● Nenhuma notificação de novas perguntas é exibida no seu painel do Google Meu Negócio. Você também pode ir em um navegador para dispositivos móveis, pesquisar sua empresa e ver se há novas perguntas que precisam ser respondidas.
● O Google começou recentemente a enviar notificações por e-mail avisando que uma nova pergunta foi feita, mas é possível que nem todos associados à sua conta recebam esses e-mails.

AVISO: É importante observar que, da mesma forma que “Sugira uma edição” no
Google Meu Negócio, qualquer pessoa pode responder a perguntas da sua
empresa. Portanto, você quer ficar de olho e certificar-se de responder às perguntas rapidamente e garantir que, se alguém responder a uma pergunta, a resposta seja precisa. 

Avaliações on-line do Google Meu Negócio

O Google incentiva os proprietários de empresas a solicitar a seus clientes de avaliem o local. As opiniões on-line aparecem ao lado da sua listagem no Google Maps e no painel de conhecimento de sua empresa nos resultados de pesquisa. As opiniões on- line podem ajudar sua empresa a se destacar em meio a um mar de resultados de pesquisa.

Além disso, as avaliações on-line são conhecidas por impactarem as classificações dos resultados de pesquisa, a confiança do consumidor e as taxas de cliques. De acordo com uma pesquisa Bright Local’s 2017:

● 97% dos consumidores leem avaliações on-line para empresas locais em 2017, com 12% procurando uma empresa local on-line todos os dias
● 85% dos consumidores confiam tanto em avaliações on-line quanto em recomendações pessoais
● Revisões positivas fazem com que 73% dos consumidores confiem mais em uma empresa local.
● 49% dos consumidores precisam de pelo menos uma classificação de quatro estrelas antes de escolherem usar uma empresa
● Responder a avaliações é mais importante do que nunca, com 30% mencionando isso como fundamental ao julgar empresas locais
● 68% dos consumidores deixaram uma avaliação de empresa local quando perguntados

Se você seguir as diretrizes do Google para as análises do Google Meu Negócio, poderá solicitar comentários aos seus clientes. (No entanto, se você violar alguma
dessas políticas, seus comentários poderão ser removidos.)

Quando os clientes deixam comentários para você – bons ou ruins – certifique-se de responder a eles. Não só mostra ao cliente que você aprecia o feedback dele, mas também mostra os clientes em potencial que você se importa.

Então, o que acontece se você receber uma crítica negativa? Primeiro, não
desespere. Todo mundo tem um dia ruim e a maioria das pessoas reconhece
isso. Além disso, se você um “Haiters” postou uma crítica de uma estrela e deixou um comentário desagradável, a maioria das pessoas com bom senso reconhece essa revisão como não verdadeira. Geralmente não vale a pena enfatizar.

Fotos e vídeos

A Internet costumava ser toda sobre texto e informação, mas cada vez mais o apelo visual da Internet é o que chama a atenção das pessoas – e isso significa fotos e vídeos. Vídeos são fantásticos e você nem precisa de som para isso. Estudos mostram que até 85% dos vídeos do Facebook são vistos com o som desligado.

No entanto, muitos proprietários de empresas tem a ideia equivocada de que, para adicionar vídeos (ou mesmo em fotografia), é necessário contratar uma empresa de produção de vídeo profissional ou um estúdio. Não é verdade. Algumas das melhores fotos e vídeos são feitas na hora – e com um smartphone!

Adicionar fotos da sua empresa é uma ótima maneira de humanizar sua marca e
permitir que seus clientes tenham uma visão geral do que é sua empresa … E seus clientes também podem postar fotos na sua listagem do Google Meu Negócio! 

Descrições de negócios

Boas notícias! O Google agora permite que os proprietários de empresas incluam uma descrição da empresa na sua listagem do Google Meu Negócio.

São permitidos 750 caracteres na descrição da sua empresa, mas apenas 250
caracteres são exibidos. Assim, você quer ter a certeza de criar cuidadosamente a
descrição da sua empresa e colocar as informações e palavras-chave mais importantes, incluindo sua cidade, na frente da descrição.

O Google realmente revê a descrição de sua empresa para garantir que as pessoas não estejam enganadas ou sejam spam.

Em um computador desktop, a descrição da empresa é exibida no Painel de
conhecimento, na parte inferior, abaixo dos comentários. (Seria ótimo se o Google colocasse a descrição da empresa na parte superior do Painel de Conhecimento, onde deveria estar … Vamos torcer para que ela seja movida para lá em breve!)

Em um dispositivo móvel, você só pode ver a descrição de uma empresa se clicar na guia Sobre:

Espero que esses recursos tenham lhe dado um novo motivo para acessar sua conta do Google Meu Negócio e conhecer um pouco mais sobre esta ferramenta. Colocamos uma pequena parte do que é o Google Meu Negócio e você pode explorar cada menu dele e ter o máximo possível do Google gratuitamente. E você já usa ou tem algo que faz diferente ou então tem outras dúvidas sobre como otimizar sua listagem do Google Meu Negócio deixe seu comentário abaixo.

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