Marketing: você faz querendo ou não, consciente ou sem saber

Marketing na Odontologia

Colega dentista, tenho uma revelação a você, daquelas que podem não mudar a sua vida, mas vão te mostrar que você, em sua rotina profissional e pessoal, faz algo que talvez não tenha consciência ainda, algo que talvez seja contra seus princípios… Mas não se preocupe, o que tenho a revelar não é incorreto, imoral ou anti ético. É apenas algo que você faz mas que a definição técnica do ato não é clara para quase ninguém… Estou falando de marketing. Isso mesmo, você, colega dentista, consciente ou não, faz marketing! Diariamente…

A Associação Americana de Marketing afirma que marketing é doto o processo de criação, produção, veiculação, distribuição, venda e manutenção pós venda de produtos, serviços ou qualquer outro produto que tenha valor para cliente e para o fornecedor. Assim, por esta definição que surgiu com a própria palavra marketing, fica mais fácil entender a abrangência de sua definição, bem como a aplicabilidade em diversos setores da produção e venda de produtos e serviços.

Em Odontologia, o Brasil ainda rasteja no tema marketing. Cada profissional, dentista, professor possui sua própria ideia de marketing, e enraíza essa concepção como se fosse verdadeira. Vejo isso em 100% dos lugares em que palestro, dou cursos, converso informalmente.

Para alguns marketing se limita a propaganda, e pior: pensam que marketing é sinônimo de propaganda desonesta, aquela que fala de preço, de técnicas ultra-rápidas, de facilidades irreais, com intuito nefasto de enganar o público alvo, e ainda com os vieses de denegrirem a imagem da odontologia e do dentista. Esse é um dos enganos mais comuns. Propaganda é um artifício, uma técnica de comunicação, que se classifica como um subitem do processo de comunicação em marketing. Para bem explicar essa classificação, posso dizer o a propaganda é para o marketing o que a exodontia é para a odontologia. Ou seja, apenas um dos produtos, que como tal pode ser bem ou mal conduzido.

Outros comentam que marketing é um conjunto de técnicas que objetivam desfocar a atenção do cliente. Algo como hipnose ou enganação, onde o dentista usaria técnicas para desfocar a atenção do cliente e, assim, aumentar seu poder de venda. Novamente engana-se quem pensa assim. As técnicas de marketing para vendas aos clientes objetivam justamente o contrário: através de estudos do comportamento do consumidor (para mim a base de todo o marketing), conseguimos adequar o atendimento de forma a reduzir o estresse, as preocupações, os medos, os receios, etc. Essa modificação do comportamento do cliente deve ser baseada em artifícios que comuniquem mentalmente segurança, conforto, saúde, estética, higiene. Isso sim é marketing. Lembre-se de você como cliente em um restaurante. A forma que você é acomodado, a forma como o menu é apresentado, a educação e postura dos funcionários, as cores, músicas, o ambiente… tudo isso pode deixar você extremamente confiante e relaxado ou, ao contrário, ser o motivo de insatisfação e procura de um local que seja agradável. Neste ambiente confortável, o preço torna-se menos influente, e isso explica porque é tão difícil encontrar vagas em bons restaurantes… a procura é grande.

Há ainda muitas outras distorções sobre marketing, se for listar todas, escrevo um livro. E isso não é o objetivo desse artigo. Mas como já comentei o que não é marketing, vou apresentar o que é, como você faz e como você pode ser muito mais feliz pessoalmente e profissionalmente.

Ao analisar a figura exemplo desse texto, pode ser verificado que existem sub áreas que compõem o atendimento odontológico. Assim, temos os laboratórios protéticos, de imagem, de análises clínicas, temos as dentais, fornecedores diretos como empresas de implantes, próteses, aparelhos, bancos, funcionários da clínica e indiretos, o próprio dentista e o cliente, para não citar todos.

Cada um desses sub grupos, e outros que não citei, influenciam diretamente na qualidade, na imagem e no resultado do atendimento odontológico ao cliente. Levando essas subáreas do atendimento odontológico para a definição de marketing apresentada no início do texto, podemos dizer que Marketing é o estudo, planejamento das ações e conferência dos resultados de cada subárea da produção do atendimento odontológico. Assim, Marketing em odontologia é possuir ferramentas que permitam que os laboratórios, os fornecedores, os funcionários, os concorrentes, os dentistas e os clientes possam ser administrados de forma coerente, coesa, para que o produto do dentista ( a prestação do serviço odontológico) tenha um nível de qualidade e percepção da qualidade excelentes. Isso sim é marketing.

Agora, como também disse no início do texto, você poderá perceber que todos vocês denstistas praticam marketing em algum nível, com maior ou menor poder de controle e de observação. Mas sei que cada um se esforça para atender bem ao cliente, para que o resultado técnico de seus procedimentos sejam bons, para que o cliente que te procura feche o orçamento, e, finalmente, para ter ganhos financeiros que te permitam uma boa vida.

Assim, conhecer marketing, saber aplica-lo à odontologia não vai tornar você um dentista desonesto, desleal com o estigma de “espertão”… Isso quem faz é a desonestidade e o oportunismo em si. O marketing, ao contrário, fundamenta-se na ética, e ensina ao dentista ferramentas para que os princípios éticos e morais, que permeiam à boa odontologia e ao bom profissional, sejam aplicados de forma que o seu cliente se sinta tão bem tão e confiante em seu consultório, como você também se sente ao procurar o restaurante bem estruturado que citei no exemplo do texto.

Portanto, amigo dentista. Estude marketing. Use-o para que seus sonhos profissionais se tornem mais palpáveis. Quem não sabe gerenciar todas as nuances envolvidas no processo de produção em odontologia não atingirá o ápice de sua competência. Sempre digo a seguinte frase: O dentista precisa dar a mesma atenção ao marketing de seu negócio que dá ao conhecimento e desenvolvimento técnico da odontologia. Acredite sim nisso, pois, como bem expliquei, o marketing cuida de todo o processo de produção em Odontologia. A parte técnica é somente uma das etapas desse processo.

Se você gostou desse artigo e deseja receber mais informações gratuitas sobre administração, gestão e marketing em Odontologia, cadastre-se em nosso site. Garantimos o sigilo de suas informações, bem como sua exclusão quando você quiser.

3 Comentários

  1. Adriano Silveira

    òtimo artigo! Sem dúvida alguma precisamos de mais pessoas como você, principalmente para nos guiar em nossos projetos atraves de dicas.
    Abraços.

Comentários estão fechados.