Estética Orofacial é o Novo Pote de Ouro dos Consultórios

Compartilhe:

Weder Carneiro

A Odontologia está ganhando, a cada dia, mais espaço e pacientes na área de estética e harmonização orofacial. De fato, o mercado cresceu 5 vezes entre 2011 e 2017 e, segundo a consultoria internacional Euromonitor, o Brasil deve se tornar o segundo maior mercado de estética facial até 2021. A quantidade de novos serviços, técnicas, variações de técnica e equipamentos disponíveis já é muito grande, e todos os anos surgem mais e mais. Ou seja: o investimento em Estética e Harmonização Orofacial vai muito bem. A pergunta que vamos responder nesse artigo é: afinal, quais são as áreas mais lucrativas?

Par me ajudar a responder essa questão eu procurei o Dr. José Luis Nascimento Júnior (ou Zeka Jr.). Além de excelente profissional é também professor na área de HOF, onde criou um protocolo muito interessante, chamado de Protocolo ZK. Minha conversa com ele se deu para discutirmos os avanços, limitações e, é claro, a lucratividade nos procedimentos estéticos orofaciais.

Para Zeka, “quando pensamos em lucro rápido a bichectomia se destaca.” Rápida, atrativa para o paciente e muito segura quando bem executada. Nesse sentido eu concordo muito com a abordagem, pois até hoje ainda se vê pacientes abordando dentistas, justamente para perguntar sobre o assunto. Além disso é um dos termos mais buscados no Google sobre estética facial. Um ponto negativo é que a bichectomia é um procedimento de intervenção única, visto que o paciente já atendido não mais terá necessidade de uma segunda abordagem.

Quando pensamos em procedimentos de recorrência, os preenchedores assumem a ponta. É bem fácil perceber que os clientes que obtiveram melhorias estéticas com biomateriais para preenchimento de boca, malar e mesmo rugas, querem manter seus bons resultados.

Agora sim, entramos em uma grande oportunidade de aumentar os ganhos no consultório.

Um sistema de fidelização de clientes eficiente consegue reter até 80% dos pacientes. Isso é, por si, fantástico: quando você coloca na sua previsão de entrada a expectativa sólida de que, a cada 10 pacientes atendidos, 8 voltarão em 6 ou 12 meses, o crescimento profissional é uma questão de tempo.

Outro dado que posso afirmar com muita segurança: um paciente fidelizado, que continua a receber comunicações dos profissionais, segundo uma técnica de fidelização segura, acaba sendo responsável por 2 a 3 indicações a cada seis meses.

Agora chega a hora de fazer as contas: um paciente atendido hoje, fidelizado, voltará anualmente, mas também será responsável por mais 2-3 novos pacientes. Isso significa um potencial crescimento que nenhuma outra área da Odontologia consegue gerar.

Então se você percebeu que essa é uma oportunidade de ouro, continue aqui porque vou exemplificar apenas um dos métodos  que recomendo para fidelizar clientes na área de Estética e HOF (não daria para explicar todos aqui):

  • Uso profissional do WhatsApp: através da criação de listas de transmissão, você pode enviar vídeos semanais para seus pacientes, sempre com um conteúdo informativo sobre proteínas botulínicas, preenchedores, fios de sustentação e todos os demais procedimentos de HOF. Os pacientes amam receber esses conteúdos e, se você souber identificar os temas certos, vai bombar a agenda rapidamente.

Voltando ao meu bate papo com Zeca, também concluímos que a o mercado ainda vai crescer muito, podemos até supor que estamos entre 10 a 20% do nosso potencial. De fato, nós registramos um enorme crescimento da quantidade de procedimentos e soluções disponíveis para os pacientes. Em 2010 o dentista praticamente se limitava a aplicação funcional das proteínas botulínicas. Agora já são dezenas as indicações e, na medida em que o tempo passa, vemos que a Odontologia ganha mais autonomia e poder para atuar na estética facial.

Esse assunto ainda pode se estender para avaliarmos outras opções, como os fios de sustentação, laser e outros. Se você quer saber mais sobre isso deixe seu comentário logo abaixo. Seu envolvimento é o patrocinador desse post e, quanto mais interação, dúvidas e opiniões, mais posts como esse vou publicar aqui.

>>> Saiba Mais Sobre Atração de Pacientes para HOF <<<

Obs: segue os contatos do Dr. José Luis Nascimento Júnior (Zeka Jr.)

WhatsApp: (48) 99608 2599

E-mail: drjoseluisjr@gmail.com

Instagram: @drjoseluisjr

 

Deixe seu comentário:

 

Compartilhe:

 

Faça download gratuito do livro