4 Estratégias Para Fidelizar Pacientes Odontológicos

Compartilhe:
Recomendar o seu trabalho

Está com dificuldade para fidelizar seus pacientes? A rotatividade excessiva é um risco para qualquer dentista, pois pode comprometer seu faturamento. Nada melhor do que ter uma carteira de clientes que marcam consultas regularmente. O objetivo do artigo de hoje é lhe mostrar algumas estratégias que, tenho certeza, ajudarão a fidelizar pacientes odontológicos.

O tema é bastante atual porque as pessoas estão buscando informações e motivos para se decidirem. Ficar fiel a marcas ou profissionais traz uma sensação de segurança. Por isso, não é de se espantar que isso esbarre também em nós dentistas. O chamado “consumidor da era digital” é exigente e só se torna fiel às marcas que apresentam a ele algo de valor. Pode ser um atendimento diferenciado, uma preocupação ambiental ou mesmo um pequeno mimo. Em relação à odontologia, existem estratégias específicas que vão fidelizar muitos pacientes. Vamos falar um pouco delas.

  • Ofereça agendamento digital

Já reparou como as pessoas têm falado menos ao telefone? Hoje em dia, é tudo por WhatsApp, Messenger, e-mail e outros canais digitais. Naturalmente, consultórios odontológicos devem se adequar à nova realidade e oferecer aos clientes a possibilidade de agendar consultas online. Isso pode ser feito no próprio site do consultório ou em sua página do Facebook. Em casos de um relacionamento mais sedimentado com o cliente, o WhatsApp pode ser um caminho conveniente. O importante é ter pelo menos uma opção de agendamento digital.

 

  • Dê uma atenção individualizada

Outra característica dos dias atuais é a carência que muitas pessoas apresentam ao se depararem com relações cada vez mais virtuais. Bom, pode parecer antagônico ao tópico acima, mas não: precisaos entender isso como algo complementar. Fato é que qualquer pessoa gosta de se sentir especial, por isso os dentistas que dão uma atenção individualizada tendem a fidelizar seus clientes. Gestos simples como uma mensagem de feliz aniversário ou 10 minutos de bate-papo após a consulta podem ser decisivos. Uma recomendação que sempre funciona bem é anotar na própria anamnese algumas informações importantes, como pessoas da família que recomendaram a ela o tratamento. Isso mostra muita individualidade com seu paciente. Mostra que você se importa.

 

  • Sente-se na cadeira do cliente

A experiência do consumidor faz toda a diferença em qualquer segmento. Vale a pena fazer o exercício de se colocar no lugar do paciente que vai ao seu consultório. A sala de espera é confortável? Há revistas novas para ele ler? O café está quente e bem-feito? O ar-condicionado está agradável? Cada um desses detalhes pode parecer irrelevante, mas faz a diferença na fidelização de um cliente. Um ponto que sempre ressalvo é: para você, dentista, seu ambiente é comum, você está nele todos os dias e se habitua com as coisas como são. Já o paciente está em um ambiente novo e, quase sempre, desconhecido. Coloque-se no lugar dele de vez em quando.

 

  • Jamais desista de um cliente

Quase todos os dentistas têm aquele cliente desconfiado, difícil de agradar. Minha dica é: não desista dele! Acredite, trazer de volta um cliente insatisfeito é mais fácil do que conquistar um novo. Ter sucesso nessa empreitada exige uma boa dose de dedicação para se mostrar atencioso e tentar uma reaproximação. Se o paciente já passou por uma situação incômoda no seu consultório, vale a pena ligar para ele (reconhecer os pontos de melhoria quando necessário) e buscar uma solução que o traga de volta. Pode parecer difícil em um primeiro momento, mas, se der certo, esse cliente voltará feliz e poderá ajudar indiretamente na captação de novos clientes.

Então agora, antes de finalizar, preste atenção: há dezenas de formas de conseguir fidelizar mais clientes. É necessário testar e ter paciência para esperar resultados.

E você? Está fazendo o seu melhor? Tem alguma dica especial que sempre usa? Viu aqui algo que concorda (ou não?).

Deixe seu comentário:

 

Compartilhe:

 

Faça download gratuito do livro